Filmes de super-heróis são um prato cheio para os caçadores de Easter Eggs. Mas, o que são esses tais Easter Eggs?
Para os menos versados na malandragem, Easter Eggs são pequenas piadinhas internas escondidas em filmes, livros, séries, games, qualquer outra coisa. Por exemplo, imaginem que a gente esconda uma piada qualquer dentro do código-fonte do Supernovo. Isso é um Easter Egg. Se você ainda não entendeu, dá uma pesquisada por aí e depois volta aqui.
E por que os Easter Eggs são tão presentes em filmes de super-heróis? Porque os próprios super-heróis são inseridos em um universo tão rico, que é quase inevitável colocar uma piadinha aqui e ali para quem é fã de longa data do tal herói. Nessa página, vamos reunir todos os Easter Eggs presentes nos filmes da Marvel Studios pré-Os Vingadores. Pelo menos todos os que a gente encontrar!
Homem de Ferro (2008)
- Escudo do Capitão AméricaNo primeiro filme do Homem de Ferro, é possível ver uma réplica do Escudo do Capitão América na casa do Tony Stark, quando ele está tirando a armadura após ser abordado por alguns caças do exército americano.
O celular de Tony Stark possui como ringtone o tema de abertura da animação do Homem de Ferro de 1966. Ouça:
Dez Anéis: Todo herói tem um grande inimigo, e no caso do Homem de Ferro sua nêmeses é Mandarin, vilão que ostenta dez anéis, cada um com um poder diferente. Apesar de não aparecer no longa, Mandarin é de certo modo referenciado: Os dois inimigos de Tony Stark no longa fazem parte da organização chamada Dez Anéis, chagando inclusive a usarem anéis, cada um em um dedo diferente do outro. Além disso, o logo da organização aparece no cativeiro de Stark e no final durante os créditos. Em nível de curiosidade, Shane Black, diretor do próximo Homem de Ferro, já negou a aparição de Mandarin em Homem de Ferro 3.
Indústrias Roxxon: A empresa concorrente de Tony Stark, que já tentou inúmeras vezes roubar a tecnologia que desenvolveu Homem de Ferro, aparece brevemente no primeiro filme, surgindo atrás do Monge de Ferro durante a batalha final. No segundo longa, além de aparecer como patrocinadora de um dos carros na corrida, ela surge como vilã do jogo que se passa após os eventos do filme. Há ainda uma breve aparição da empresa no curta A Funny Thing Happened on the Way to Thor's Hammer, onde aparece como a empresa dona do posto de gasolina.
- Máquina de Combate aparece nos créditos do filme
Logo após a última cena do filme, onde Tony Stark admite ser o Homem de Ferro, começam os créditos do longa. Uma das imagens mostradas nos créditos apresenta o Máquina de Combate, que viria a aparecer no filme seguinte. Por falar nisso, numa cena do filme, o personagem de Terrence Howard, o Cel. Rhodes, olha para uma das armaduras do Tony Stark e diz: “Talvez na próxima vez”, indicando a presença do Máquina de Combate no próximo filme.
Em um momento do filme, o Homem de Ferro está sendo perseguido por dois caças do exército americano. Através dos pilotos dos caças, sabemos que o codinome dos caças é Whipslash 1 e 2. Whipslash é o vilão de Homem de Ferro 2, vivido por Mickey Rourke.
- Stan Lee em Homem de Ferro
Como é tradição em filmes de personagens da Marvel, o lendário Stan Lee também faz uma participação especial em Homem de Ferro. Quando está chegando em uma festa, Tony Stark cumprimenta o escritor, confundindo-o com Hugh Hefner, criador da Playboy.
- Avião dos X-Men em Homem de Ferro
Em um momento do filme, Tony Stark está testando os limites da sua armadura. Para isso, ele decide ver o quão alto consegue subir. Nesse momento, no visor da armadura do Homem de Ferro aparece escrito que o atual recorde de altitude é de uma nave chamada SR-71 Blackbird. Blackbird é o nome do avião dos X-Men nos quadrinhos e o modelo da Blackbird do filme de Homem de Ferro é bem parecido com o avião dos mutantes da Marvel.
Durante a luta do Homem de Ferro com o Monge de Ferro na auto-estrada, é possível ver ao fundo o prédio da Roxxon Corporation, importante corporação do Universo Marvel. Inclusive, nos quadrinhos da Marvel, já foi dito que operativos da Roxxon foram responsáveis pelas mortes dos pais de Tony Stark.
Mapa de Atlântida: Quando somos apresentados ao Chicote Negro podemos ver em sua parede uma pequena reportagem sobre Atlântida, o famoso reino submarino que seria governado por Namor.
Maleta de Howard Stark: Apesar de não ser um easter egg, a maleta contém indícios que remetem ao Capitão América. O primeiro é a famosa edição de estreia do personagem, onde aparece socando Hitler. Já o segundo e terceiro são um do mapa da Antártica e um desenho do Hipercubo, o que é bastante compreensível para quem já assistiu a Capitão América – O Primeiro Vingador.
Assim como os Easter Eggs, as cenas pós-créditos viraram uma tradição nos filmes da Marvel. Em Homem de Ferro, nós vemos Nick Fury pela primeira vez e ficamos sabendo de uma tal Iniciativa Vingadores.
O Incrível Hulk (2008)
- Lou Ferrigno em O Incrível HulkDurante o filme, Bruce Banner usa uma pizza pra subornar um segurança de um laboratório. Esse segurança é interpretado por Lou Ferrigno, ator que fez o Gigante Esmeralda na clássica série de TV dos anos 70.
- Personagem dos quadrinhos e da série dos anos 70 citados
Após a cena em que o Hulk se transforma na universidade, o General Ross assiste à um jornal televisivo. A repórter do jornal narra os acontecimentos e diz que dois jovens gravaram tudo no celular. Os jovens se chamam Jim Wilson e Jack McGee. Wilson é um personagem dos quadrinhos, amigo de longa data de Bruce Banner. Já McGee é o nome de um repórter que perseguia o Hulk na série dos anos 70.
Líder: Interpretado por Tim Blake Nelson, Samuel Sterns aparece no longa como o personagem que se corresponde com Banner na busca por um tratamento. Em determinado momento do longa, Sterns tem seu cérebro contaminado por uma gota sangue do Hulk, o que o transformaria em o Líder.
Leonard Samson: Um psiquiatra que após voluntariamente se expor a raios gama acabou ganhando o equivalente a 70% parte da força do Hulk, mas mantendo seu intelecto intacto. Interpretado por Ty Burrell no longa, ele surge como o namorado de Betty Ross, sendo que nos quadrinhos o personagem inúmeras vezes tentou estabelecer um relacionamento com a personagem.
Soro do Super-Soldado: Na nova origem do Hulk, ele estava treinando em si mesmo uma nova versão do soro do super-soldado, o mesmo que deu poder ao Capitão América. Emil Blonsky também utilizou o soro em si para se transformar em o Abominável.
Outros personagens: Em flashes ao início do longa é possível ver menção a vários personagens o Universo Marvel, como Rick Jones, Nick Fury e Tony Stark.
Stan Lee é o homem que bebe o refrigerante contaminado com o sangue de Bruce Banner.
- Tony Stark na cena pós-créditos do filme
Na cena pós-créditos de O Incrível Hulk, Tony Stark conversa com o General Ross em um bar. O Homem de Ferro diz que está “montando um time”.
Veja aqui!
Homem de Ferro 2 (2010)
- Escudo do Capitão América 2Se em Homem de Ferro o Escudo do Capitão Améric aparece de maneira bem discreta, em Homem de Ferro 2 ele é jogado na sua cara, quando Tony Stark usa o escudo como apoio para sua nova criação.
Durante uma conversa de Tony Stark e do Nick Fury no fim do filme, podemos ver um mapa múndi com alguns pontos assinalados. Esses pontos remetem à personagens da Marvel. Nos EUA, estão assinalados oHomem de Ferro, o Mjolnir do Thor e o Hulk. Na Groelândia, está assinalado o Capitão América. Na Europa, provavelmente o Caveira Vermelha. Na África, é possível que seja o Pantera Negra. Por fim, na água, rumores indicam que seja o Namor.
No fim do filme, na conversa entre Nick Fury e Tony Stark, vemos numa das telas da sala uma repórter. Essa cena está presente em O Incrível Hulk, como retratada pouco acima. Assim, em ordem cronológica, Homem de Ferro 2 um pouco antes e um pouco ao mesmo tempo de O Incrível Hulk.
Uma arte conceitual de Fin Fang Foom está presente no filme. Durante uma cena em que o Homem de Ferro sobrevoa a cidade, é possível ver um outdoor com a arte conceitual do Fin Fang Foom abaixo, criada por Adi Granov em para a revista Iron Man: Viva Las Vegas.
Como sempre, Stan Lee esteve presente rapidamente no filme.
- Mjolnir nas cenas pós-créditos do filme
A cena pós-créditos de Homem de Ferro 2 liga o filme ao começo de Thor, de 2011. A cena mostra o Agente Coulson chegando ao local onde o Mjolnir chega na Terra.
Veja aqui!
Thor (2011)
- Gavião Arqueiro no filmeDurante a cena em que o Thor entra no complexo da SHIELD para pegar o Mjolnir, podemos ver o Gavião Arqueiro em posição para abatê-lo.
Dr. Donald Blake: Mencionado como um antigo namorado de Jane Foster, Blake é conhecido nos quadrinhos por ser o alter ego de Thor, que é invocado por um cajado pelo personagem.
Dr. Henry Pym/ Homem Formiga: Logo após a S.H.I.E.L.D. tomar todos os equipamentos, Dr. Selvig faz menção ao Homem Formiga, ao dizer que tem um amigo que pode ajudar. Pym é famoso por ter criado um soro que o possibilita encolher sua estrutura e um capacete que lhe permite comunicar-se com formigas. O personagem já tem seu filme anunciado, sendo que irá ser dirigido por Edgar Wright (Scott Pilgrim Contra o Mundo). Na mesma conversa, Selivg menciona Bruce Banner/Hulk.
Relíquias: No santuário de Oin é possível ver algumas das relíquias do universo Marvel, como A Chama Eterna, o Olho de Warlock, O Olho de Agamotto, as Jóias e a Manopla do Infinito.
Na cidadezinha onde Jane e Thor se encontram, um outdoor diz “Land of the Enchantment… Journey Into Mystery”. O outdoor é uma peça publicitária turística do Novo México, conhecido nos EUA como “Land of the Enchantment” (Terra do Encantamento). Já Journey Into Mystery é o nome da revista onde o Thor apareceu pela primeira vez.
O criador do personagem é um caminhoneiro que tenta retirar o Mjolnir de sua cratera.
- Cena pós-créditos do filme
Na clássica cena pós-créditos do filme, Nick Fury mostra o Cubo Cósmico da Marvel para o Dr. Selvig, possuído pelo Loki. A cena foi dirigida por Joss Whedon, diretor de Os Vingadores.
Veja aqui!
Capitão América – O Primeiro Vingador (2011)
Arnin Zola: Interpretado por Toby Jones, Zola é um dos maiores vilões da galeria do herói. O personagem é famoso por transferir seu intelecto avançado para clones-robôs, o que o permite manter-se vivo até os tempos atuais.
Yggdrasil - A Árvore da Vida: Na porta onde o cubo cósmico reside, tem um desenho da árvore da vida, mesma árvore que Thor desenharia para Jane em seu longa.
A Arca da Aliança: Em dado momento do longa, Caveira Vermelha comenta que Hitler perde tempo procurando artefatos no deserto, o que é uma brincadeira com Os Caçadores da Arca Perdida, longa o qual o diretor Joe Johnston trabalhou como supervisor de efeitos especiais.
- O primeiro Tocha Humana
Durante uma exposição onde vão Steve Rogers e o Bucky, é possível ver o uniforme de um super-herói dentro de um vidro. O uniforme é o do primeiro Tocha Humana da Marvel, um personagem da editora dos anos 40. Um easter egg dentro do easter egg: Chris Evans, o ator que vive o Capitão América, também viveu um Tocha Humana nos cinemas, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Easter Eggception!
Soldado Invernal: O fato de Bucky no filme durante a batalha no trem cair no gelo possibilita que a Marvel traga o personagem de volta, algo que fez nos quadrinhos, visto que ele também acabou sendo congelado, sendo resgatado por russos que lhe fizeram uma lavagem cerebral, transformando-o no Soldado Invernal.
Vibranium: O material que compõe o escudo do Capitão América é somente encontrado em Wakanda, reino do Pantera Negra.
Carro voador: Ainda na Stark Expo, temos Howard fazendo a exibição de um carro voador que aparentemente usa o mesmo princípio que o quartel-general voador da S.H.I.E.L.D.
- Conheça o pai de Tony Stark
Um dos personagens coadjuvantes mais importantes no filme é Howard Stark, o pai de Tony Stark. É ele que cria o escudo do herói.
Na primeira vez que vemos Armin Zola no filme, o braço-direito do Caveira Vermelha, seu rosto aparece todo distorcido. Isso acontece porque vemos o personagem através de uma lente. A brincadeira em questão é que Zola se torna um vilão do Capitão América nos quadrinhos, um vilão que reproduz o rosto de Zola através de uma televisão na barriga, numa cena bem parecida com a mostrada no filme
- Captain America #1
Após Steve Rogers se tornar o super-soldado, o exército americano começa a usá-lo para a propaganda. Uma das medidas publicitárias do exército é criar uma revista em quadrinhos do herói. Nesse momento, vemos várias cópias de Captain America #1, com sua clássica capa, no filme.
O lendário Stan Lee também aparece em Capitão América – O Primeiro Vingador, como um general do exército americano.
- O Capitão acorda no novo século
Na cena pós-créditos do filme, o Capitão América acorda no novo século, sem entender muito bem o mundo em que está inserido. Além disso, a Marvel também colocou um teaser trailer de Os Vingadores ali.
Linha Cronológica da Marvel
Para aqueles que ficam meio perdidos com referências entre os filmes da Marvel, clique aqui para conferir uma linha cronológica dos filmes da Casa das Idéias.Avante, Vingadores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário