Com as filmagens de Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios, iniciadas na Carolina do Norte, nos EUA, começam a chegar muitas notícias do set. Dias atrás, vimos a armadura do Patriota de Ferro captada de surpresa. Agora, novas informações chegam sobre a cena e trazem algumas contradições.
Os informes anteriores diziam que era o ator James Badge Dale quem estava dentro da armadura, o que logo levou a especulações sobre uma fusão do Patriota de Ferro com o Coldblood, o vilão interpretado pelo ator. Contudo, outros sites que tiveram acesso às gravações (e imagens) afirmam duas coisas: primeiro, que não era Dale na armadura, mas apenas um dublê; segundo, que a cena em questão envolvia o Air-Force 1 (o avião presidencial dos EUA) em uma viagem à China… e que o ator Don Cheadle estava no cenário.
Esta última informação logo apontou para o fato de que o Patriota de Ferro no filme pode ser simplesmente uma nova versão do Máquina de Combate (War Machine), o personagem de Cheadle,Jim Rhodes, com uma versão da Mark II do Homem de Ferro (a prateada), que apareceu em Homem de Ferro 2. Sem dúvidas a armadura é a mesma, já que dá para ver as armas embutidas para este último personagem.
Talvez como consequência tanto de Homem de Ferro 2 quanto de Os Vingadores, em Homem de Ferro 3 o Governo dos EUA tenha “promovido” Rhodes de Máquina de Combate a Patriota de Ferro, numa clara alusão à equipe de heróis e aoCapitão América. E envolver o presidente dos EUAnos leva a outra questão: nos quadrinhos dos anos 2000, Tony Stark foi escalado pelo presidente para ser o Secretário de Defesa dos EUA (no arco A Melhor Defesa, de John Jackson Miller e Jorge Lucas, publicado em The Invincible Iron-Man (vol 03) 73 a 78, de 2003 e 2004), posto que ocupou até o fim da Invasão Secreta (de Brian Michael Bendis e Leinil Francis Yu, publicada na minissérie homônima em 2007 e 2008) quando Norman Osborn– que nos quadrinhos é o Patriota de Ferro – toma o seu lugar.
Em Homem de Ferro 2, o governo tenta tirar a armadura de Tony Stark. Após o empresário-herói salvar Nova York em Os Vingadores não seria um passo “natural” ser o Secretário de Defesa? Isso faria sentido. E que melhor motivo para levar Stark à China – que terá papel fundamental no novo filme – do que ocupar esse cargo? São só especulações, mas são interessantes e possíveis.
No campo dos dados concretos, os paparazzis já registraram a presença de alguns atores no set, como Guy Pearce (que fazAldrich Killian, um dos criadores do vírus tecnorgânico Extremis, mola da trama) e Jon Favreau, que faz o motorista e amigo de Stark, Happy Hogan. Muita gente especulou que Favreau não voltaria ao seu papel, porque foi o diretor de Homem de Ferro 1 e 2 e saiu para dar lugar a Shane Black, mas o fato é que Favreau éProdutor Executivo do filme – e de Os Vingadores, também.
Por fim, uma dasfotografias do set confirmou a presença da IMA (Ideias Mecânicas Avançadas) na trama. O letreiro com esse nome está em um dos prédios do set. Nos quadrinhos, a IMA é a principal organização terrorista doUniverso Marvel, dona de tecnologia avançadíssima. Nos quadrinhos, foi a IMA quem criou artefatos como o Cubo Cósmico (nos filmes, sua origem é vinculada à mitologia nórdica de Thor); do Super-Adaptoide, um robô capaz de imitar as habilidade de quem quer que chegue perto; e de MODOK, um ciborgue de cabeça descomunal que muito fã gostaria de ver como vilão em um filme do Capitão América.
A IMA – cuja sigla em inglês é A.I.M. (Advanced Ideas Mechanics) - surgiu em um arco de histórias conjuntas deNick Fury (em Strange Tales 142) e do Capitão América (Tales of Suspense 78), criadas por Stan Lee e Jack Kirby, em 1966. Chamada inicialmente THEM, foi logo rebatizada como AIM. Na cronologia Marvel, a IMA é uma organização terrorista que se desmembrou da HIDRA, organização nazista da II Guerra Mundial que continua com suas atividades até hoje. A IMA, contudo, não partilha do ideal nazista, daí a separação. Outra marca da organização são seus agentes com uniformes amarelos, capacetes cilíndricos e visor com rendinha.
A IMA é um oponente constante das aventuras do Capitão América e do Homem de Ferro desde os anos 1960, portanto, nada mais natural do que estar nos filmes. E se tratando doUniverso Marvel nos Cinemas, é possível atémanter a ligação com a HIDRA, que foi a organização que o supersoldado combateu em Capitão América – O Primeiro Vingador. Seria um ponto de conexão entre os filmes do sentinela da liberdade e do vingador dourado – além do Patriota de Ferro, é claro.
Contudo, o que as imagens dão a entender, a IMA não será uma organização terrorista, masuma empresa. Será que Aldrich Killian trabalha para eles?
Por fim, também foi revelado o carro que Tony Stark dirigirá no filme. Será um Bugatti Veryron Hyper Sport, avaliado em US$ 2 milhões. Veja abaixo.
Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros). As filmagens já iniciaram, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA, mas também haverá gravações na China. O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Andy Lau (cientista chinês), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood). Rumores escalam as atrizes chinesas Fan Bingbing e Yang Mi, como a esposa e a filha do personagem de Lau; bem como Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo) e William Sadler (papel não-revelado). Ben Kingsley foi anunciado, possivelmente como o vilão Mandarim, mas ainda não oficialmente confirmado. A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas antes, o Homem de Ferro está em cartaz no Brasil com Os Vingadores, desde o dia 27 de abril.
O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário